EMLURB
A EMLURB buscava controlar rotas, equipes e contratos de limpeza urbana com visão única de indicadores. Transformamos os dados de campo em inteligência operacional e criamos alertas para antecipar desvios.

"Nossa governança de contratos passou a atuar com base em dados confiáveis e decisões rápidas, o que elevou a qualidade da prestação de serviços."
Diretoria de Operações
EMLURB
"Nossa governança de contratos passou a atuar com base em dados confiáveis e decisões rápidas, o que elevou a qualidade da prestação de serviços."Diretoria de Operações
EMLURB
Redução de 28% nos custos operacionais no primeiro ano
Cobertura integral das frentes de serviço em tempo real
Relatórios padronizados e compatíveis com órgãos de fiscalização

EMLURB
A EMLURB buscava controlar rotas, equipes e contratos de limpeza urbana com visão única de indicadores. Transformamos os dados de campo em inteligência operacional e criamos alertas para antecipar desvios.
Entrar no cenário do Governo 4.0
A Prefeitura do Recife tinha um grande desafio: entrar de vez no cenário do Governo 4.0, substituindo ferramentas como papel, caneta e carimbo por tecnologias voltadas para melhorar a relação entre Estado e sociedade. E para melhorar a qualidade no atendimento ao cidadão, a Prefeitura sabia que era necessária uma reestruturação interna com digitalização e automatização dos processos. Afinal, este seria o primeiro passo para o início de uma longa jornada de transformação digital.
Só para se ter uma ideia, todos os documentos eram consultados fisicamente pelos servidores nos arquivos de cada setor, o que dificultava e muito a localização e o acesso às informações. Além disso, não existia integração entre os setores, que gerenciavam os processos de forma individualizada, ocasionando falhas de comunicação. Sem uma ferramenta de gestão de processos com geração de alertas e pendências, também não havia controle das atividades, com responsáveis e prazos definidos.
Oferecendo mais de 800 serviços à população do município que conta com mais de 1,6 milhão de habitantes, o principal objetivo do órgão era facilitar a vida do cidadão, por meio de serviços de excelência na palma da mão sem deixar de atender uma parcela da população que não está digitalmente incluída, com dinamização dos serviços nos atendimentos presenciais e assessoria digital.
Estratégia para Transformação Digital
Para iniciar o processo de digitalização e automatização dos processos na Prefeitura do Recife, a Secretaria Executiva de Transformação Digital traçou uma estratégia, que contou com 6 grandes frentes: censo de serviços, priorização de serviços, clusterização, conselho de transformação digital, esteiras de transformação digital e portal único (conecta recife).
O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Figueiredo, conta que, inicialmente, um time dedicado fez o levantamento de todos os serviços prestados. “Ao realizar o censo, identificamos 613 serviços disponibilizados e nos surpreendemos com essa quantidade. A partir disso, mudamos completamente a lógica dos portais da Prefeitura, saindo do individualismo de cada secretaria e partindo para a centralização das atividades, criando trilhas e renomeando os serviços para facilitar e simplificar a experiência do cidadão”, ressalta.
“Ao realizar o censo, identificamos 613 serviços disponibilizados e nos surpreendemos com essa quantidade. A partir disso, mudamos completamente a lógica dos portais da Prefeitura...” — Rafael Figueiredo
Solução para todos os cidadãos do município
Hoje, existem mais de 100 espécies documentais identificadas e com categorias e temporalidade configuradas na solução. Mais de 4 milhões de imagens digitalizadas, validadas e prontas para consulta, com portais de gestão das informações disponíveis para os responsáveis. São mais de 100 processos automatizados e 27 mil workflows instanciados na ferramenta. Por meio da integração entre a solução SoftExpert Suite e os sistemas Sinqia – solução que faz o controle do fornecimento de crédito e Conecta Recife – aplicativo que centraliza os serviços oferecidos pelo órgão, a Prefeitura deu um passo importante no processo de transformação digital, dando celeridade às solicitações dos cidadãos recifenses, com redução de tempo em até 70% em alguns serviços.
Além do impacto nos processos internos da Prefeitura, Rafael salienta que a solução traz resultados significativos para todos os cidadãos do munícipio, principalmente com o CredPop, ajudando as pessoas a empreenderem e alavancarem a economia da cidade. O programa de crédito popular foi lançado em 2021 e hoje é o serviço mais utilizado do aplicativo, com 2 milhões de pessoas atendidas e R$5 milhões em empréstimos concedidos.
Para o secretário, o serviço prestado pela Suporte Gerencial por meio da disponibilização das soluções SoftExpert Suite tem sido essencial para a transformação digital do órgão, que além do CredPop tem outros serviços automatizados como a solicitação de Concessão de Pensão por morte dos servidores – RECIPREV; e o processo de Controle Urbano, que visa organizar o chamado comércio popular do recife, com cadastros e recadastro de comerciantes em eventos da cidade. Além disso, a Reciprev atualmente disponibiliza de forma totalmente online para os beneficiários do sistema previdenciário municipal, os processos de Restos Deixados e Auxílio-Funeral, tramitando 100% no SoftExpert Suite.
Abrimos uma porta gigantesca para integrar a ferramenta com todos os setores e sistemas disponíveis, a possibilidade que a ferramenta No-code nos dá, permitindo desenharmos processos sem a necessidade de programadores – cada vez mais escassos, é fundamental para a celeridade e transformação dos serviços prestados aos nossos cidadãos.
Desafios
Coleta manual de dados com baixa confiabilidade Dificuldade para acompanhar SLAs e contratos terceirizados Necessidade de comprovação de execução perante órgãos de controle
Solução
Automatização da coleta de dados em campo com check-ins georreferenciados Painéis de bordo diários para supervisores e diretoria Motor de regras para acionar equipes diante de desvios operacionais
Resultados
Redução de 28% nos custos operacionais no primeiro ano Cobertura integral das frentes de serviço em tempo real Relatórios padronizados e compatíveis com órgãos de fiscalização
“Nossa governança de contratos passou a atuar com base em dados confiáveis e decisões rápidas, o que elevou a qualidade da prestação de serviços.”
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